Localização do Canal Médio Mesial
Não Perca de Vista o Canal Médio Mesial
O molar mandibular é tradicionalmente descrito como um dente com dois canais na raiz mesial. Entretanto, estudos mostram que sua anatomia pode variar significativamente, e um terceiro canal pode ser encontrado em 15 a 25% dos casos. Se a área entre os canais mesiais não for devidamente explorada, há uma grande chance do canal médio mesial não ser localizado. Entretanto, a probabilidade de localização aumenta em mais de 50% quando insertos diamantados E2D ou E6D são utilizados na região entre os canais mésio-vestibular e mésio-lingual.
A embocadura do canal médio mesial geralmente está localizado ao longo da linha imaginária que liga os canais mésio-vestibular e mésio-lingual.
Localização do Canal Médio Mesial Passo a Passo
1 – Com um inserto ultrassônico diamantado (E2D ou E6D), crie um sulco conectando os canais mésio-vestibular e mésio-lingual. Isso eliminará a dentina secundária, de cor mais clara.
2 – A dentina que cobre o assoalho da câmara pulpar e a sua parede mesial devem ser completamente removidos.
3 – Com uma lima quadrada, negocie a penetração do canal médio mesial.
- Crie um sulco conectando os canais mésio-vestibular e mésio-lingual.
- Localize a embocadura do canal médio mesial ao longo do sulco.
- Use uma lima apropriada para negociar e preparar o canal.
Acesso à Câmara Pulpar.
Canal Médio Mesial localizado com o auxilio do ultrassom.
Canal Médio Mesial, Resultado final
Use o inserto suavemente, como se estivesse usando uma lapiseira de 0,5mm. O corte ocorre através da vibração e não por meio da pressão aplicada. Evite trabalhar por mais de 30 segundos sem o fluxo de água, o superaquecimento pode danificar a peça de mão.