Limpeza de Canais Achatados
Não hesite em tratar um canal achatado ou irregular.
A maioria dos canais radiculares são achatados e apresentam áreas anatômicas estreitas com remanescentes de polpa e/ou tecido necrótico. Esse achatamento ocorre em 89% dos molares inferiores, 75% nos incisivos inferiores e 54% nos pré-molares superiores. Parte da parede dessas regiões permanece intocada durante a instrumentação com limas manuais, rotatórias ou reciprocantes. Isso significa que o biofilme não é completamente removido e a doença não é eliminada. Insertos ultrassônicos aumentam consideravelmente a porcentagem de superfícies limpas, sendo mais efetivos na remoção de biofilme.
Limas Não São Eficientes na Limpeza de Canais Estreitos
O canal radicular NÃO é redondo
Os canais radiculares não são redondos, na verdade são achatados e possuem diferentes formas. As limas tradicionais falham na limpeza do istmo.
Limas não limpam completamente
Limas tradicionais não tocam em todas as paredes do canal. Se não há contato, as bactérias não são removidas.
%
Paredes do Canal Intocadas por Limas Tradicionais
Limpeza de Canais Achatados Passo a Passo
1 – Limpe o canal achatado usando um inserto ultrassônico de diâmetro adequado. Para canais mais finos, recomendamos os insertos ISTMO ou ISTMO D. Para canais largos, E5 ou E4D.
2 – Toque as paredes do canal com o inserto ultrassônico para desagregar o biofilme. Os insertos diamantados tem maior ação de corte, portanto, devem ser usados com cautela e de preferência com o auxilio de magnificação.
3 – Ao final, ligue o fluxo de água para enxague e remoção de resíduos formados durante o procedimento.
- Canais após instrumentação com limas.
- O inserto ultrassônico deve tocar todas as áreas achatadas, incluindo as paredes vestibular e lingual.
- Paredes limpas após o procedimento.
Canal distal do molar com áreas intocadas após o preparo com limas tradicionais
Canal distal do molar após a limpeza com insertos ultrassônicos
Use o inserto suavemente, como se estivesse usando uma lapiseira de 0,5mm. O corte ocorre através da vibração e não por meio da pressão aplicada. Evite trabalhar por mais de 30 segundos sem o fluxo de água, o superaquecimento pode danificar a peça de mão.