Remoção de Pinos Metálicos Fundidos
O ultrassom permite que você remova pinos de forma rápida, eficiente e segura.
Durante o retratamento endodôntico, a remoção de um pino metálico fundido pode ser um procedimento difícil que traz riscos de perfuração e fratura do dente. A vibração ultrassônica quebra o cimento entre o pino e as paredes do canal, facilitando sua remoção. Existem muitas vantagens de usar o ultrassom para este procedimento, incluindo velocidade, conservação da estrutura dentária e minimização do risco de fratura do dente.
Remoção de Pinos Metálicos Fundidos Passo a Passo
Protocolo 1
1 – Usando uma broca transmetal ou diamantada, desgaste a porção coronária do pino até que a linha de cimento fique visível (use alta rotação com resfriamento de água).
2 – No caso de fundição monobloco, use a broca para separá-la em duas porções.
3 – Depois que a linha de cimento estiver visível, use o inserto ultrassônico E8 (30% de potencia e refrigeração com água) para quebrar/remover o cimento em torno do pino de metal.
4 – Em seguida, posicione o inserto ultrassônico E12 na porção mais cervical do pino e acione a vibração (80% de potencia e refrigeração com água) para que o cimento quebre o pino se desloque.
1. Desgaste a porcão coronária.
2. Exponha a linha de cimento.
- Quebre/remova a linha de cimento usando o inserto E8.
4. Vibre o inserto E12 na base do pino.
Protocolo 2
1 – Com uma broca transmetal ou diamantada, desgaste a porção coronária do pino até que a linha de cimento fique visível (use alta rotação com resfriamento de água).
2 – No caso de fundição monobloco, use a broca para separá-la em duas porções.
3 – Depois que a linha de cimento estiver visível, use o inserto ultrassônico E8 (30% de potencia e refrigeração com água) para quebrar/remover o cimento em torno pino de metal.
4 – Em seguida, use a técnica SUSI (Sistema Ultrassônico Simultâneo Integrado), colocando dois insertos ultrassônicos E12, opostos entre si, na parte mais cervical do pino, e acione a vibração (80% de potencia e refrigeração com água) para que o cimento quebre o pino se desloque.
1. Desgaste a porcão coronária.
2. Exponha a linha de cimento.
- Quebre/remova a linha de cimento usando o inserto E8.
-
Ative dois insertos E12 na base do pino.
Central superior direito após a remoção da coroa.
Reduza a porção coronária com broca de alta rotação e exponha a linha de cimentação.
Inserto ultrassônico E12 colocado na base do pino
Resultado Final